Clarice Lispector e a música negra norte-americana
Tabuleiro
4.11.2021

Clarice Lispector e a música negra norte-americana

Maria Bethânia dedica a estreia de seu programa ao irmão Caetano Veloso, que lhe apresentou a obra de Clarice Lispector e o blues. Para ela, os textos da escritora e a música negra têm em comum a intensidade. Permitem que se suporte a dor com beleza e até alegria. Há sons e palavras fortes no primeiro episódio de “Tabuleiro”, como na frase da crônica “dies irae”, de Clarice: “Acho certo roubar para comer”.

Roteiro

Água viva (romance)

Pirate Jenny (Kurt Weill e Bertolt Brecht) – Nina Simone

A hora da estrela (romance)

Poema, op. 94 nº 1 para violino e orquestra (Marlos Nobre) – Camerata Sesi de Vitória, regida por Leonardo David. Solista: Gabriela Queiroz

A hora da estrela (romance)

My handy man ain’t handy no more (Andy Razaf e Eubie Blake) – Alberta Hunter

A maçã no escuro (romance)

Stormy weather (Harold Arlen e Ted Koehler) – Billie Holiday

Água viva (romance)

Cheek to cheek (Irving Berlin) – Ella Fitzgerald e Louis Armstrong

Água viva (romance)

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (romance)

Strange fruit (Abel Meeropol) – Billie Holiday

dies irae (crônica)

Alabama blues (J.B. Lenoir) – J.B. Lenoir

O terror (crônica)

‘Round midnight (Thelonious Monk) – Chet Baker

Estive em Bolama, África (crônica)

Abstrato é o figurativo (crônica)

You gotta move (Mr. Dark Blue Eyes) – Mr. Dark Blue Eyes (voz e guitarra de caixa de charuto), Richard “The Teacher” (violão) e Geison Cesare (gaita)

As três experiências (crônica)

Texas blues in A (daddystovepipe) – daddystovepipe

Água viva (romance)

Summertime (George Gershwin, DuBose Heyward e Ira Gershwin) – Mahalia Jackson

Summertime (George Gershwin, DuBose Heyward e Ira Gershwin) – Janis Joplin

 

Criação, escolha de repertório e apresentação: Maria Bethânia

Seleção de textos: Eucanaã Ferraz

Produção: Ana Basbaum

Edição e finalização: Filipe Di Castro

Arte: Estúdio Mirante

 

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