Episódio 4 – A discoteca folclorística de Mário de Andrade
Gramofônica
3.2.2022

Episódio 4 – A discoteca folclorística de Mário de Andrade

No quarto episódio da série, Gramofônica percorre uma seleção musical preparada pelo poeta modernista Mário de Andrade a pedido do Ministério das Relações Exteriores. Intitulada Discoteca Folclorística, a seleção busca exemplificar as formas e os gêneros da música de tradição oral a partir de discos comerciais gravados na década de 1930. O programa conta com a participação da pesquisadora Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP) e do etnomusicólogo Carlos Sandroni (Universidade Federal de Pernambuco).

Lado A: Mário de Andrade e o valor científico do disco

Lado B: Discografia Brasileira – remédio de salvação

Repertório (para ouvir as músicas na íntegra, acesse a playlist deste episódio no site Discografia Brasileira)

Ponto de Ogum (Getúlio Marinho “Amor”) – Getúlio Marinho “Amor” e Conjunto Africano – 1937

Macumba – Ponto de Inhansan (Eloy Antero Dias e Getúlio Marinho “Amor”) – Eloy Antero Dias, Getúlio Marinho “Amor” e Conjunto Africano – 1930

Do pilá (Jararaca, Zé do Bambo e Augusto Calheiros) – Jararaca, Zé do Bambo, Augusto Calheiros e Conjunto Regional Luperce Miranda – 1938

O pequeno Tururu (Augusto Calheiros e Luperce Miranda) – Augusto Calheiros  e Turunas da Mauricéia – 1927

Dentro da toca (Mota da Mota) – Mota da Mota, instrumentos típicos e coro

Mandei cortá capim – Canto de casa de Farinha – Folha Branca, Tacaratu (PE) – 12/3/1938 – Missão de Pesquisas Folclóricas (Selo Sesc 2004)

Governadô (João Dória Correia) – Turma do Bonfim – 1932

Cadê Vira Mundo (J. B. de Carvalho) – Conjunto Tupi – 1931

Batuque (popular, arranjo de Stefana de Macedo) – Stefana de Macedo – 1929

Quando o sol sair (J. B. de Carvalho) – Conjunto Tupi – 1934

Macumbêro (Raul Torres) –  Raul Torres e Seu Conjunto – 1937

Prenda minha (popular) – Almirante, Paulo Tapajós e Orquestra Victor Brasileira regida por Radamés Gnatalli – 1935

E tingue lê (popular) – Francisco Antônio Moreira (Chico Antônio) e Paulírio – Chico Antônio no balanço do Ganzá (1982) – Edições Tacape/ Acervo Funarte

Eh jurupanã (popular) – Elsie Houston com Hekel, Pernambuco, Sampaio e Jararaca – 1930

Mulhé rendêra (popular, arranjo de Manoel Araújo) – Manezinho Araújo com Benedito Lacerda e Seu Conjunto Regional – 1937

Guriatã de Coqueiro (Ratinho) – Ratinho (canto e saxofone) e Batutas do Norte – 1930

Meu limão, meu limoeiro (popular, arranjo de José Burle) – Sílvio Caldas, Gidinho e Orquestra Copacabana regida por Simon Bountman – 1937

Eu sou do Forte (José Gonçalves) – Laís Marival com Nicolini e Sua Orquestra – 1937

Tia Chimba (Heitor dos Prazeres) – Paulo da Portela e Grupo Prazeres – 1930

Apresentação, roteiro e edição: Biancamaria Binazzi

Locuções: Bia Paes Leme

Trilha sonora original: “Bem te Vi” – Alisson Amador

Biancamaria Binazzi é radialista e pesquisadora musical. Mestra pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), atua na pesquisa e na difusão da música brasileira registrada em discos de 78 rotações e cria programas de rádio, rodas de escuta, discos, shows e exposições.

Fontes e caminhos:

“A música brasileira na vitrola de Mário de Andrade”, organizado por Flávia Camargo Toni (Sesc/Senac).

“Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular”, de Juliana Pérez González (Intermeios)

“Dicionário Musical Brasileiro”, de Mário de Andrade (Itatiaia).

“Fonografia em trânsito: o intercâmbio de discos entre a Discoteca Pública Municipal de São Paulo e a Biblioteca do Congresso em Washington (1939-1943)”, dissertação de mestrado de Biancamaria Binazzi (IEB-USP).

“O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012”, de Carlos Sandroni (Debates/UNIRIO).

“Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições”, de Valquíria Maroti Carozze (Alameda)