Áudios
Radamés Gnattali, artesão e operário da música
Documentários
27.1.2022

Radamés Gnattali, artesão e operário da música

Radamés Gnattali é um dos principais arranjadores da história da música popular brasileira. Um dos mais importantes compositores da música clássica e também da popular. E não foram poucas as vezes em que desconsiderou essa fronteira, chegando a confundir os críticos. Produziu em quantidade absurda, abriu caminhos, influenciou de Garoto e Tom Jobim aos jovens do choro. Gaúcho, superou dificuldades financeiras para se firmar no Rio, onde trabalhou em cinema, teatro e, sobretudo, no rádio, atuando por três décadas na Nacional. Entre os arranjos históricos que escreveu estão os de “Aquarela do Brasil” e “Copacabana”.

Esta série é um mergulho na vida e na obra de um artista que atravessou o século XX (viveu de 1906 a 1988) e construiu uma trajetória fundamental para a música do Brasil. Nunca se fez no rádio um trabalho tão detalhado sobre ele. É possível escutar dezenas de gravações (na íntegra ou em trechos), incluindo uma inédita: “Malandro”, a primeira composição de Radamés e até então não registrada, foi especialmente interpretada pelo pianista Hercules Gomes. Também há entrevistas com, entre muitos outros, Paulinho da Viola, João Bosco e Dori Caymmi. E depoimentos que o próprio protagonista deu ao longo da carreira.

Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta, que estão no projeto ao lado de Helena Aragão, participaram de outras séries da Batuta, como Pixinguinha na Pauta, Casa do Choro e Vibrações: O som de Jacob do Bandolim. Quem quiser ter informações detalhadas sobre Retratos, célebre criação de Radamés, pode ouvir a série feita aqui na rádio por Bia Paes Leme. E, ainda, navegar pela Discografia Brasileira, o site de onde foram extraídas muitos dos fonogramas tocados no documentário.

A página de cada episódio traz o resumo do que é apresentado. O ouvinte pode escolher os de preferência ou seguir o percurso em ordem cronológica da série. O convite está feito.

Apresentação: Pedro Paulo Malta

Roteiro: Helena Aragão, Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta

Direção musical: Paulo Aragão

Edição e finalização: Filipe Di Castro

Gravado no Auditório Radamés Gnattali, da Casa do Choro, por Alexandre Hang

Gravações complementares no estúdio Realejo Digital, por Gabriel Pinheiro

Apoio: Casa do Choro

Agradecimentos: Roberto Gnattali, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, família de Luiz Carlos Saroldi