Áudios

Coleção do Zuza
18.5.2025
Violão em dois estilos
Não há como estudar a tão complexa quanto diversificada história do violão brasileiro sem passar pelos nomes da fluminense Rosinha de Valença (1941-2004) e do paranaense Waltel Branco (1929-2018).
Embora tenham se destacado também como compositores, ambos são lembrados até hoje como intérpretes acima da média.
Em 1980, a gravadora Som Livre reuniu em uma coletânea parte dos repertórios de dois discos presentes em seu catálogo: “Rosinha de Valença”, de 1973, e “Recital”, gravado por Waltel Branco em 1976.
Fora das plataformas digitais de áudio, mas presente na Coleção do Zuza, “Violão em dois estilos” traz interpretações de Rosinha, no lado A, e de Waltel, na outra face.
De sua lavra, Rosinha toca “Porto das flores”, e também interpreta obras de Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, e das duplas João Bosco e Aldir Blanc e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Por sua vez, Waltel, com sólida formação em música clássica, apresenta peças de Villa-Lobos, Bach, Maria Thereza Paradis e Luiz de Novaes, além de “Ponteio”, de autoria dele mesmo.
Repertório
Lado A
Porto das Flores (Rosinha de Valença) – Rosinha de Valença
Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) – Rosinha de Valença
Valsa de Eurídice (Vinicius de Moraes) – Rosinha de Valença
Bala com bala (João Bosco e Aldir Blanc) – Rosinha de Valença
Morena do mar (Dorival Caymmi) – Rosinha de Valença
Lado B
Bachiana nº 5 (Villa-Lobos) – Waltel Branco
Ponteio (Waltel Branco) – Waltel Branco
Siciliana (Maria Thereza Paradis) – Waltel Branco
Diferenças sobre “Guarda-me las vacas” (Luiz de Novaes) – Waltel Branco
Minueto (Bach) – Waltel Branco
Prelúdio nº 13 (Bach) – Waltel Branco
Seleção e texto: Lucas Nobile