Áudios

Coleção do Zuza
12.5.2023
Thelma Soares interpreta Nelson Cavaquinho
A despeito de ter uma série de sambas seus gravados de forma dispersa em discos de 78 rotações por grandes intérpretes como Cyro Monteiro, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira e Roberto Silva nos anos 1940 e 1950, época em que ainda assinava suas músicas com o nome de Nelson Silva, foi só na década seguinte que Nelson Cavaquinho viu sua obra ser reunida num álbum de 12 polegadas, no popular formato “Long Play”.
Idealizado pelo cronista e jornalista Sérgio Porto – também conhecido pelo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta –, o disco “Thelma Soares canta Nelson Cavaquinho” foi lançado originalmente em 1966. O exemplar presente na coleção de Zuza Homem de Mello é uma reedição de 1979, rebatizada com o título “Thelma Soares interpreta Nelson Cavaquinho”.
A promissora cantora alagoana, radicada em São Paulo e, posteriormente, no Rio de Janeiro, reinterpreta obras-primas de Nelson como “Rugas”, “Palhaço”, “Luz negra” e “A flor e o espinho”, além de lançar as até então inéditas “Rio, não és mais criança” e “Pranto de poeta”.
Nas palavras de Sérgio Porto no texto de apresentação, Nelson Cavaquinho entrava “pela primeira vez num estúdio de gravação para cantar com acompanhamento digno”. Com sua voz inconfundível, o próprio autor defende os sambas “Cuidado com a outra”, “História de um valente” e o inédito “Rei sem trono”. Thelma morreu em 2018.
O “acompanhamento digno” a que se refere Sérgio Porto é de Raul de Barros (trombone), Zé Menezes (cavaquinho), Neco (violão), Dino 7 Cordas (violão de sete cordas) e dos ritmistas Buci Moreira, Hercílio, Nelson de Oliveira e Gilson de Freitas. Os arranjos e a distribuição de cordas primorosa são do maestro Radamés Gnattali, que também toca piano e órgão no disco.
Repertório
Lado A
Luz negra (Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso) – Thelma Soares
Fora do baralho (Nelson Cavaquinho, José Ribeiro e Antonio Gomes de Farias) – Thelma Soares
Cuidado com a outra (Nelson Cavaquinho e Augusto Thomaz Jr.) – Nelson Cavaquinho
Rio, não és mais criança (Nelson Cavaquinho e José Ribeiro) – Thelma Soares
Luto (Nelson Cavaquinho, Sebastião Nunes e Guilherme de Brito) – Thelma Soares
História de um valente (Nelson Cavaquinho e José Ribeiro) – Nelson Cavaquinho
Lado B
A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito) – Thelma Soares
Palhaço (Oswaldo Martins, Nelson Cavaquinho e Washington Fernandes) – Thelma Soares
Rei sem trono (Nelson Cavaquinho e Alberto Jesus) – Nelson Cavaquinho
Rugas (Nelson Cavaquinho, Augusto Garcez e Ary Monteiro) – Thelma Soares
Pecado (Nelson Cavaquinho e Lígia Uchôa) – Thelma Soares
Pranto de poeta (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito) – Thelma Soares
Seleção e texto: Lucas Nobile