Áudios
Revivendo 1 – Candinho na interpretação de Nelsinho
Coleção do Zuza
29.4.2022

Revivendo 1 – Candinho na interpretação de Nelsinho

Além de ser um virtuose da caixa de fósforos, com a qual acompanhava as melodias sofisticadas que ele mesmo compunha, Elton Medeiros chegou a tocar trombone na juventude. Uma das provas da adoração do compositor pelo instrumento de sopro é o disco “Candinho na interpretação de Nelsinho”, idealizado e produzido por Elton no início de 1979 e lançado pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Cândido Pereira da Silva, o Candinho Trombone (1879-1960), tocava também bombardino e bombardão. Foi contemporâneo de nomes como Irineu de Almeida, Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, e tocou em diversas bandas, chegando a ser contramestre de algumas delas, como a do 1º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar do Rio.

Autor de mais de 450 obras que incluem sobretudo choros, valsas e polcas — entre estas “O nó”, cujo título faz referência às surpreendentes modulações harmônicas –, Candinho tem 12 de suas composições interpretadas neste álbum pelo maestro Nelsinho (Nelson Martins dos Santos), que àquela altura já havia expressado a elegância e o balanço de seu trombone em gravações de Cartola, Elizeth Cardoso, João Bosco, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Johnny Alf e Dona Ivone Lara.

“Candinho na interpretação de Nelsinho” foi o primeiro disco de uma coleção intitulada Revivendo, em que instrumentistas da época homenageariam compositores do passado. A série, lançada pela Fundação Estadual de Museus do Rio de Janeiro (Femurj), teve apenas mais um volume, também de 1979, com o flautista Copinha executando temas do trompetista Bonfiglio de Oliveira.

Nem todas as faixas estão em perfeito estado, mas o caráter histórico do disco pede a audição.

Repertório

Lado A

Reclamando (Candinho) – Nelsinho e conjunto

O nó (Candinho) – Nelsinho e conjunto

O que diz minh’alma (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Triste alegria (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Chorando (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Abgail (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Lado B

Curitibanas (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Sofro sem querer (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Dança de urso (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Isabel (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Trinta de janeiro (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Martirizando (Candinho) – Nelsinho e conjunto

Texto: Lucas Nobile

  • Candinho
  • Elton Medeiros
  • Coleção do Zuza
  • Zuza Homem de Mello