Áudios
Coleção do Zuza
18.9.2024
Rafael Rabello interpreta Radamés Gnattali
Depois de dividir os estúdios com Radamés Gnattali em dois álbuns importantes – “Tributo a Jacob do Bandolim”, na companhia de Joel Nascimento e da Camerata Carioca, em 1979, e “Tributo a Garoto”, num duo de piano e violão sete cordas, em 1982 –, Raphael Rabello gravou um LP inteiro apenas com obras de Radamés, a quem ele considerava “um dos cinco maiores compositores do mundo no século XX”.
Lançado em 1987, “Rafael Rabello interpreta Radamés Gnattali” foi gravado em apenas três dias. Em seu segundo disco solo, Raphael (que àquela época ainda grafava seu nome com “f”) toca sete obras dedicadas por Radamés a grandes violonistas.
“Dança brasileira”, de 1946, e “Tocata em ritmo de samba”, de 1954, foram escritas para Laurindo Almeida e Garoto, respectivamente. Dos conhecidos “Estudos”, compostos por Radamés em 1963, Rabello apresenta “Estudo I”, “Estudo V” e “Estudo VII”, dedicados a Turíbio Santos, Sérgio Abreu e Antonio Carlos Barbosa-Lima. Das mais recentes, “Tocata em ritmo de samba II” foi feita em 1981 para Waltel Branco; “Brasiliana nº 13”, em 1983, novamente para Turíbio.
Duas faixas, as tocatas, foram gravadas por Raphael Rabello com o violão de sete cordas construído em 1986 pelo luthier Mário Jorge Passos. Nas outras, o violonista utilizou um José Ramirez de 1969, variando afinações. Em “Estudo V”, por recomendação de Radamés, Raphael gravou, também ao violão de sete cordas, com afinação de viola caipira.
Repertório
Lado A
Brasiliana nº 13 – I. Samba bossa nova; II. Valsa; III. Choro
Tocata em ritmo de samba I
Tocata em ritmo de samba II
Lado B
Dança brasileira
Estudo I – Presto possibile
Estudo V – Alegretto (afinação – viola caipira)
Estudo VII – Comodo
Seleção e texto: Lucas Nobile