Áudios

Coleção do Zuza
8.12.2022
Radamés Gnattali
Entre o fim de 1984 e o início de 1985, a Funarte realizou as gravações de um disco visando às comemorações de 80 anos do maestro, pianista, arranjador e compositor Radamés Gnattali (celebrados em janeiro de 1986).
Nas primeiras seis faixas – que correspondem ao lado A do álbum –, Radamés recebe homenagens musicais de ilustres admiradores e as retribui com composições de sua lavra. A “Meu amigo Radamés”, interpretada em duo de pianos por Gnattali e pelo autor Tom Jobim, o maestro responde com “Meu amigo Tom Jobim”, tocada por Radamés e Chiquinho do Acordeon.
Novamente ao lado de Chiquinho, o pianista executa “Obrigado, Paulinho”, em retribuição a “Sarau para Radamés”, choro composto e tocado por Paulinho da Viola ao cavaquinho. Encerrando a troca de gentilezas, Radamés e os jovens músicos da Camerata Carioca interpretam “Um choro para Radamés” (Capiba), em resposta a “Capibaribe”, apresentada pelo compositor gaúcho e por Zé Menezes, na guitarra.
Na segunda parte do disco, justificando as palavras de Hermínio Bello de Carvalho sobre o maestro no texto do encarte – “usina de som que destruiu todas as fronteiras que buscavam demarcar os limites entre a música popular e a erudita do Brasil” –, o Brasil Quarteto apresenta os três movimentos de “Quarteto popular”, de Radamés. O álbum foi relançado em CD pela Funarte em 1999, mas não chegou às plataformas digitais de áudio.
Repertório
Lado A
Meu amigo Radamés (Tom Jobim) – Tom Jobim e Radamés Gnattali
Meu amigo Tom Jobim (Radamés Gnattali) – Radamés Gnattali e Chiquinho do Acordeon
Sarau para Radamés (Paulinho da Viola) – Paulinho da Viola e conjunto
Obrigado, Paulinho (Radamés Gnattali) – Radamés Gnattali e Chiquinho do Acordeon
Capibaribe (Radamés Gnattali) – Radamés Gnattali e Zé Menezes
Um choro para Radamés (Capiba) – Radamés Gnattali e Camerata Carioca
Lado B
Quarteto popular (Radamés Gnattali) – Brasil Quarteto
1º movimento: movido
2º movimento: lento/vivo/lento
3° movimento: alegro moderato
Texto: Lucas Nobile