Áudios

Coleção do Zuza
23.6.2025
Garoto
Em 2025 completam-se 70 anos da morte e 110 de nascimento de Anibal Augusto Sardinha, o multi-instrumentista Garoto. Considerado por muitos como o criador do violão brasileiro moderno, o compositor teve músicas suas gravadas por artistas como Baden Powell, João Gilberto, Raphael Rabello e Turíbio Santos. Além disso, foi homenageado em criações de Tom Jobim, Guinga e Paulinho da Viola.
Dentre as iniciativas para se manter viva a obra de Garoto para violão, destacam-se os trabalhos de Paulo Bellinati. Em 1991, o violonista lançou dois songbooks com partituras e o álbum “The guitar works of Garoto” pelo selo norte-americano GSP Recordings. Cinco anos antes, o violonista e a gravadora Marcus Pereira haviam apresentado o disco “Garoto – Paulo Bellinati interpreta a música de Anibal Augusto Sardinha”.
Presente na Coleção do Zuza, o LP contém 11 obras de autoria do “Gênio das cordas”, como as consagradas “Lamentos do morro”, “Gracioso” e “Gente humilde” – que ganhou letra de Vinicius de Moraes e Chico Buarque após a morte de Garoto –, além de outras menos conhecidas, como “Esperança” e “Um rosto de mulher”.
Repertório
Lado A
Gente humilde (Garoto) – Paulo Bellinati
Gracioso (Garoto) – Paulo Bellinati
Um rosto de mulher (Garoto) – Paulo Bellinati
Sinal dos tempos (Garoto) – Paulo Bellinati
Meditação (Garoto) – Paulo Bellinati
Tristezas de um violão (Garoto) – Paulo Bellinati
Lado B
Enigma (Garoto) – Paulo Bellinati
Choro triste nº 2 (Garoto) – Paulo Bellinati
Esperança (Garoto) – Paulo Bellinati
Lamentos do morro (Garoto) – Paulo Bellinati
Naqueles velhos tempos (Garoto) – Paulo Bellinati
Seleção e texto: Lucas Nobile