Áudios

Coleção do Zuza
29.1.2025
Galo Preto
Após longo período de baixa e de pouco prestígio perante às gravadoras, o choro viveu uma retomada em meados da década de 1970. Num cenário de efervescência, uma série de conjuntos integrados por jovens começou a aparecer. Os mais significativos e que até hoje são lembrados foram dois: Os Carioquinhas e o Galo Preto.
O primeiro lançou apenas um disco, em 1977, e logo se dissolveu, com boa parte de seus músicos migrando para outro grupo, a Camerata Carioca. Já o segundo teve vida mais longa, consolidando-se não apenas com sua discografia representativa, mas também ao acompanhar artistas como Cartola, Elton Medeiros e Nelson Sargento.
Tanto Os Carioquinhas quanto o Galo Preto destacaram-se pela qualidade de seus componentes e, também, pela escolha bastante original de repertório, priorizando obras inéditas em vez de optar por regravar clássicos do gênero.
Em seu disco de estreia, de 1978, o Galo Preto gravou temas pouco conhecidos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, e composições inéditas de Luiz Otávio Braga, violonista do conjunto, de Claudionor Cruz, padrinho do grupo, de Rossini Ferreira, a faixa de abertura, “Recado”, vencedora do “Brasileirinho – 1º Festival Nacional de Choro”, realizado em 1977, e de Raul Machado, pai do bandolinista do Galo Preto, Afonso Machado.
Com participações de Abel Ferreira e Paulo Sérgio Santos (clarinete), Nelsinho (trombone), Copinha e Lenir Siqueira (flauta), Claudionor Cruz (violão tenor), Peter Dauelsberg (violoncelo) e Mário Nunes (reco-reco), o Galo Preto entrou nos estúdios da RCA, no Rio de Janeiro, com a seguinte formação: Afonso Machado, no bandolim; José Maria Braga, na flauta; Mauro Rocha, no violão; Luiz Otávio Braga, no violão de sete cordas; Alexandre Paiva, no cavaquinho; Camilo Attie, no pandeiro; e Reynaldo M. dos Santos, na caixeta e no afoxé.
Repertório
Lado A
Recado (Rossini Ferreira) – Galo Preto
Desprezado (Pixinguinha) – Galo Preto
Dia do Preto Velho (Claudionor Cruz) – Galo Preto
Medrosa (Anacleto de Medeiros) – Galo Preto
Sarambeque (Ernesto Nazareth) – Galo Preto
Cheio de afeto (Luiz Otávio Braga) – Galo Preto
Lado B
Implicante (Jacob do Bandolim) – Galo Preto
De coração a coração (Jacob do Bandolim) – Galo Preto
Estou voltando (Pixinguinha, Donga e João Pernambuco) – Galo Preto
Vou lhe dar uma resposta (Luiz Otávio Braga) – Galo Preto
Língua de sogra (Raul Machado) – Galo Preto
Murmurando (Fon-Fon e Mario Rossi) – Galo Preto
Seleção e texto: Lucas Nobile