Áudios
Filho do povo
Coleção do Zuza
2.10.2024

Filho do povo

Nascido e criado em uma família de classe média baiana, Walter Queiroz relutou em aceitar que seu primeiro disco individual fosse batizado de “Filho do povo”. Concebido inicialmente como “Filho da Bahia” (título de sua música gravada com sucesso por Fafá de Belém), o LP foi lançado em meados de 1977 com título extraído do texto escrito para a contracapa do álbum, assinado pelo escritor Jorge Amado.

“Título feliz: Filho do povo. Bem escolhido, nada diz melhor do moço Walter Queiroz Junior, compositor e poeta, cujas canções nascem de uma intimidade cotidiana com a Bahia, sua paisagem, sua gente, um conhecimento tão vivido, apenas possível quando o artista é carne e sangue de seu povo. Seu canto, alegre, popular, contagiante, poderoso, amadurece a cada dia e a cada dia torna-se mais representativo dos sentimentos, da riqueza humana e da pobreza material dos baianos”.

Quando do lançamento do disco, o crítico José Ramos Tinhorão destacou “o aparecimento de mais um excelente poeta da música popular urbana, na mesma linha que já apresenta Chico Buarque de Hollanda num extremo (mais sofisticado) e Aldir Blanc no outro (mais liricamente impregnado da realidade de uma poesia suburbana)”.

Com produção do violonista Luiz Roberto, d’Os Cariocas, o álbum apresenta 14 composições de Walter Queiroz, sendo a maioria delas feita apenas por ele e outras, com parceiros como Cesar Costa Filho e Paulo Levita. Participaram das gravações músicos extraordinários como Jackson do Pandeiro (percussão), Chiquinho do Acordeon, Joel Nascimento (bandolim), Luizão Maia (baixo) e Djalma Correa (berimbau e tumbas).

Repertório

Lado 1

Maravilha (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Maculelê (Walter Queiroz e Paulo Levita) – Walter Queiroz

Africana Re Re (Walter Queiroz e Paulo Levita) – Walter Queiroz

Ensopado de tristeza (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Filho da Bahia (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Pode entrar (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Lado 2

Tudo debaixo do banco (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Chinelo, cadeira e coragem (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Tesoura cega (Cesar Costa Filho e Walter Queiroz) / Dose pra leão (Cesar Costa Filho e Walter Queiroz) / (Anastácio) “Samba-enredo para um sambista morto” (Cesar Costa Filho e Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Feijãozinho com torresmo (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Meu papagaio falou (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Noturno dos abandonados (Walter Queiroz) – Walter Queiroz

Seleção e texto: Lucas Nobile

  • Zuza Homem de Mello