Áudios

Coleção do Zuza
23.9.2022
Cristina e Mauro Duarte
Desde o lançamento de seu disco de estreia, em 1974, Cristina Buarque se notabilizou por gravar sambas inéditos ou pouco conhecidos de compositores inspiradíssimos mas desvalorizados pelo mercado dominado por grandes gravadoras. Neste sentido, o repertório da intérprete passou a ter uma ligação estreita com autores ligados a escolas de samba, em especial a Portela.
Um deles era Mauro Duarte, com quem Cristina fez dezenas de shows em teatros e bares ao longo de quase três anos antes de entrar em estúdio, em maio de 1985, para gravar um disco independente.
Mauro Duarte, o Bolacha, já era reconhecido no meio do samba desde os anos 1960, quando integrou o conjunto Os Cinco Crioulos. Naquela década e na seguinte, viu sambas seus fazerem sucesso nas vozes de intérpretes como Clara Nunes, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, João Nogueira, Roberto Ribeiro e MPB-4.
“Cristina e Mauro Duarte” apresenta inéditas e regravações de autoria apenas de Bolacha (como “Lama”) ou parcerias dele com compositores do mais alto quilate, como Elton Medeiros (“Vazio”), Walter Alfaiate (“Sorri de mim”), Noca da Portela (“Timidez”), Maurício Tapajós (“Sacrifício”) e Paulo César Pinheiro, autor de cinco faixas do álbum e que participa cantando em uma delas, “Reserva de domínio”.
O repertório traz ainda “Quantas lágrimas”, clássico de Manacéa na voz da cantora, e “Uma canção desnaturada”, valsa gravada anteriormente na trilha da “Ópera do malandro”, com a assinatura do irmão de Cristina, Chico Buarque.
Repertório
Lado A
Sorri de mim (Mauro Duarte e Walter Alfaiate) – Cristina e Mauro Duarte
Vazio (Mauro Duarte e Elton Medeiros) / Timidez (Mauro Duarte e Noca da Portela) – Cristina e Mauro Duarte
Monograma (Cristovão Bastos e Paulo Cesar Pinheiro) – Cristina
Pra que afinal? (Mauro Duarte e Adélcio de Carvalho)/ Lá se foi (Mauro Duarte e Carlinhos Vergueiro)/ Lama (Mauro Duarte)/ Quantas lágrimas (Manacéa)/ Nunca mais (Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro) – Cristina e Mauro Duarte
Lado B
Reserva de domínio (Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro) – Cristina, Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro
Papagaio falador (Buci Moreira e Geraldo Gomes) – Cristina
Aventura (Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro) – Cristina e Mauro Duarte
Uma canção desnaturada (Chico Buarque) – Cristina
Sacrifício (Mauro Duarte e Maurício Tapajós) – Cristina e Mauro Duarte
A alegria continua (Mauro Duarte e Noca da Portela) – Cristina e Mauro Duarte
Portela na avenida (Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro) – Cristina, Mauro Duarte e coro
Texto: Lucas Nobile