Áudios
Coleção do Zuza
13.10.2023
Brasil, sax e clarineta
Até o começo de 1960 havia um debate saudável no meio musical para saber quem era até então o mais importante saxofonista e clarinetista do Brasil: se o sergipano Luiz Americano ou se o mineiro Abel Ferreira. Quando da morte de Americano, o insuspeito crítico Lúcio Rangel escreveu o seguinte para a revista Manchete: “O maior clarinetista e saxofonista brasileiro é Abel Ferreira, e isso não admite discussões”.
Gostos e opiniões taxativas à parte, sabe-se que Abel Ferreira (1915-1980) era de fato disputado por grandes artistas do país. Já veterano e com importância destacada na retomada do choro na década de 1970, também gravou seus saxes alto e soprano e, principalmente, seu clarinete em discos de Ney Matogrosso, Dona Ivone Lara, Cartola, Beth Carvalho, João Bosco, Monarco, Cristina e Chico Buarque.
Na série idealizada pela Discos Marcus Pereira para evidenciar grandes solistas de choro – entre eles, o flautista Altamiro Carrilho, o trombonista Raul de Barros, o bandolinista Luperce Miranda e o violonista Canhoto da Paraíba –, Abel Ferreira não tinha como ficar de fora.
No álbum “Brasil, sax e clarineta”, de 1976, Abel interpreta composições suas, como a mais conhecida delas, “Chorando baixinho”, além de músicas de autores que foram referenciais para ele: Luiz Americano (“Sorriso de cristal”), Severino Rangel, o Ratinho (“Saxofone, por que choras?”), Pixinguinha (“Cochichando”) e Chiquinha Gonzaga (“Corta-jaca”).
Repertório
Lado A
Corta-jaca (Chiquinha Gonzaga) – Abel Ferreira (clarineta)
Sorriso de cristal (Luiz Americano) – Abel Ferreira (sax alto)
Machucando (Adalberto de Souza) – Abel Ferreira (sax soprano)
Rapaziada do Brás (Alberto Marino) – Abel Ferreira (clarineta)
Chorando baixinho (Abel Ferreira) – Abel Ferreira (clarineta)
André de sapato novo (André Victor Correia) – Abel Ferreira (clarineta) e Raul de Barros (trombone)
Lado B
Cochichando (Pixinguinha) – Abel Ferreira (sax soprano)
Sai da frente (Abel Ferreira) – Abel Ferreira (clarineta)
Haroldo no choro (Abel Ferreira) – Abel Ferreira (clarineta)
Luar de Coromandel (Abel Ferreira) – Abel Ferreira (clarineta)
Saxofone, por que choras? (Severino Rangel, o Ratinho) – Abel Ferreira (sax alto)
Alma brasileira (Fernando Magalhães) – Abel Ferreira (clarineta)
Seleção e texto: Lucas Nobile