Áudios
Coleção do Zuza
6.4.2023
Inezita Barroso e Evandro e seu regional
Com sua trajetória artística associada principalmente à chamada “música caipira”, Inezita Barroso ganhou projeção nacional no fim de 1953 ao lançar um disco de 78 rpm contendo no lado A a moda de viola “Marvada pinga”, de Laureano, e no lado B o samba “Ronda”, de Paulo Vanzolini.
Em 1979, menos de um ano antes de estrear seu longevo programa “Viola, minha viola”, com o qual ficaria no ar na TV Cultura por 35 anos, Inezita deixou um pouco a viola de lado para gravar em disco outro gênero musical que era uma de suas paixões: o samba-canção.
No álbum “Inezita Barroso, Evandro e Seu Regional”, lançado em 1979, em que a cantora é acompanhada pelo paraibano Evandro do Bandolim – um dos principais nomes do choro na segunda metade da década de 1960 em São Paulo, onde fixou residência –, Inezita interpreta joias do cancioneiro brasileiro compostas por Vanzolini, Caymmi, Noel, Pixinguinha, Silvio Caldas, Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues.
O repertório seresteiro cantado por Inezita é intercalado com choros executados apenas pelo regional. Além de temas de Sivuca, de Luperce Miranda e do próprio Evandro, destaque para a linda melodia de “Relembrando Garoto”, inspirada no multi-instrumentista paulistano Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.
Repertório
Lado A
Ronda (Paulo Vanzolini)
Último desejo (Noel Rosa)
Solavanco (Evandro do Bandolim)
João Valentão (Dorival Caymmi)
Chorinho serenata (Sivuca)
Castigo (Dolores Duran)
Bodas de prata (Evandro do Bandolim)
Lado B
Perfil de São Paulo (Francisco de Assis Bezerra de Menezes)
Recordando Garoto (Lúcio França)
Chão de estrelas (Sílvio Caldas e Orestes Barbosa)
Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro)
Pirilampo (Oscar Bellandi e Nelson Miranda)
Quem há de dizer (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves)
Segura Paes Leme (Luperce Miranda)
Seleção e texto: Lucas Nobile